Bidimensionais

desenhos / pinturas

série

Resistindo

 "Resistindo", é uma serie de trabalhos que mistura variadas técnicas, sendo a  serigrafia alternativa a mais destacada. Pick incorpora o uso da  serigráfica, após um seminário de Pós-graduação na UNA (Univercidad Nacional Del Arte), em Buenos Aires, e começa a compor inúmeras imagens que exaltam microorganismos, extremamente resistentes, a todas intempéries: os tardigrades. Contrapõe imagens de abelhas e outros insetos que estão massivamente sendo eliminados pelo uso indiscriminado dos agrotóxicos, fato que se agravó nos ultimos anos no Brasil. E pergunta-se:  até quando a Terra resiste?

série

Natureza Circular

Vibra no circular o eterno retorno. O círculo usado como pradrão de repetição, em varias composições desta série, "Natureza Circular" estão presentes em muitos trabalhos da Pick. São um misto de influências, desde imagens de células embrionárias, até o intuitivo ou inconsciente sentido do infinito que o circulo denota.

série

Aquarelas e Tintas

O sudeste asiático, o norte da Índia, pitorescas pinceladas de diferentes partes da Europa, do litoral catarinense, entre outras, são algumas das paisagens que entranharam as lentes pelas quais Pick tranfere, para suas telas, em linhas e manchas de tintas, que denotam tais topografias. Quando viaja,  registra as impressões vistas, das diferentes culturas, através de desenhos rápidos. Alguns se transformaram posteriormente em obras mais expressivas, que plasmam, com os mesmos traços soltos, parcelas de cenas experienciadas.

Série

Orgânicos

Um emaranhado de linhas que insinuam figuras e formas celulares, entrando, saindo, dançando. Tristes, felizes, quase sempre é desespero. Entre os anos 2007 e 2010, Isabel Bogoni Pick, centrou suas investigações na observação de imagens microscópicas de diferentes tipos de células, a maioria ligadas à manipulação genética, e à biotecnologia. Iniciando uma variedade de experimentações. A princípio seu interesse se baseou nas imagnes de seus proprios embrioões, já que passou pela experiencia da fertilização em vitro. Seu interesse, cresce  ainda mais quando percebeu uma interação poética entre ética e estética. Artistas como Eduardo Kac, levam essa bandeira, com obras como “Alba o coelho fluorescente”.  Seu trabalho foi sendo regado pelos atravessamentos da vida pessoal e das indagações, quase sempre sem resposta, entre legalidade e moralidae da manipulção genética. O emaranhado caótico de linhas que giran e se multiplicam, com o recorrente padrão do circulo, é uma gestualidade que transfere a inquietação e a desordem que contrapõem o conceito objetivo da biociencia, que busca controlar e manipular a vida.